Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Transtornos Alimentares: Anorexia e Bulimia

Os transtornos alimentares não são de exclusividade das mulheres. Sim, os homens também podem ter, com menor incidência, mas vem crescendo cada vez mais. Você quer ficar magro(a) e para isso, deixa de comer, vomita tudo o que você come ou usa laxantes. Quando isso acontece, está na hora de procurar ajuda profissional, pois a medida que o tempo passa, pode ficar pior. Esses problemas geralmente são causados por problemas psicológicos, perda de alguém querido, depressão, etc.

tratamento multidisciplinar, que abrange nutricionistas, psicólogos, endocrinologistas. Quais são os tipos desses trantornos alimentares? Anoxia e Bulimia.


Anorexia:






A anorexia geralmente ocorre em pessoas na fase da adolescência que estão em busca de sua personalidade. A pessoas manifesta um muito medo de engordar, se enxergam gordas, quando na verdade, estão abaixo do peso ideal e mesmo assim, deixam de comer. Consequentemente perdem peso voluntariamente. Essas pessoas podem até preparar refeições com prazer, e gostam quando as outras comem, mas elas disfarçam e não comem nada; nem provam. Há quem só tome água e mais nada; não sentem fome, mas o sistema imunológico fica abaixo do normal, a pessoa tem anemia, fica muito fraca, pele amarelada, tonturas, queda de cabelo, alteração da memória, perda da libido, infertilidade, amolecimento dos dentes. Se não tratar, pode morrer. Essas pessoas tem que ter o apoio de casa, dos amigos e também da equipe multidisciplinar. Esse transtorno exige perseverança e paciência, pois o anoréxico acha certo não comer. Quanto mais cedo descobrir a doença, melhor, para um tratamento mais eficaz. É importante a presença de um nutricionista na reintrodução de alimentos para o anoréxico. Essa alimentação deve ser aos poucos, com paciência, principalmente para o organismo se adaptar.


Bulimia:



        A bulimia nervosa são episódios recorrentes de ingestão de comida em excesso em curto espaço de tempo e depois com vômitos auto-induzidos ou uso de laxantes para eliminar a grande quantidade de caloria ingerida. Geralmente essas pessoas não são magras, pelo contrário, devido ao exagero de calorias que elas não conseguem expulsar totalmente.

Às vezes esse exagero alimentar pode ser pelo fato de acontecer algo na vida dessa pessoa, e ela acaba descontando na comida aquele problema que a deixou em desequilíbrio, em depressão e ansiosa.  Na anorexia, a pessoa tem medo de comer, já na bulimia, ela tem uma compulsão alimentar seguida de culpa e arrependimento por ter exagerado na comida. Uso exagerado de diuréticos e laxantes são característicos da bulimia nervosa. 


      Uma pessoa pode ter os dois casos, anorexia e bulimia, onde deve observar atentamente todos os detalhes.
         Como eu disse antes, é muito importante o apoio da família, dos amigos e da equipe multiprofissional, para uma melhora eficaz. É muito importante também a família observar mais os adolescentes se há alguns desses sintomas.

        Espero ter ajudado quem tinha dúvidas sobre o assunto. Quem tiver sugestões de assuntos é só deixar nos comentário. 
Obrigada pelo apoio. Fiquem com Deus. 

Entrem na página do facebook e cliquem em curtir: http://www.facebook.com/pages/Nutrisaud%C3%A1vel/331622026936882




Nenhum comentário:

Postar um comentário